Casa do Caminho

13/06/2015 - 14h17

Casa do Caminho realiza tradicional Noite da Pizza Beneficente

Nelson Domingos De Giulio / Colaborador


 
Dando prosseguimento ao seu calendário de projetos sociais previstos para 2015, a Casa do Caminho realiza no próximo dia 4 de julho a Noite da Pizza Beneficente. Com o objetivo de angariar fundos para a creche mantida pela instituição, o evento acontecerá na bonita sede da Loja Maçônica XV de Novembro, na Rua Xavier Pinheiro nº 163, Vila Matias, em Santos, a partir das 20h.
 
Além dos mantenedores e frequentadores da Casa do Caminho, a noitada gastronômica deve atrair dezenas de simpatizantes que regularmente prestigiam as ações filantrópicas promovidas pela administração da instituição. 
 
A partir de um cardápio variado e rigorosamente elaborado com o objetivo de atender aos mais exigentes paladares, os participantes poderão saborear deliciosas pizzas que vão desde as tradicionais muçarela, calabresa e portuguesa até as criações mais requintadas com receitas ousadas e especialmente preparadas para a ocasião pelo casal gourmet Sônia e Rogério, proprietários da Santista Pizzas & Eventos.  
 
E para acompanhar a iguaria italiana, não por acaso um dos pratos mais consumidos no mundo, nada melhor do que uma boa taça ou garrafa de vinho que, à exemplo da obrigatória e sempre gelada cerveja, dos refrigerantes e água mineral, será vendida durante o evento. À exemplo da Noite do caldo Verde, mais uma vez a boa música ficará a cargo dupla Rafael e Carlos.
 
No valor de R$ 30,00, os convites estão à venda e podem ser adquiridos na sede da entidade, que fica na Rua Silva Jardim, 182, Bairro Macuco, em Santos. Bebidas e sobremesas serão cobradas à parte. Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone 3234-8149. "Mangia che te fa bene!", convida a presidente da Casa do Caminho, Dalva Bassaneto Previato.
  
História
 
Ao contrário da crença popular de que a pizza é uma alimento tipicamente italiano, historiadores atribuem aos egípcios a originária mistura da farinha com água, cuja massa, chamada de "pão de Abraão" era levada aos fornos caseiros e rústicos há mais de 5.000 anos. A receita foi adotada por babilônios e hebreus, e posteriormente pelos fenícios e turcos muçulmanos, já na Idade Média.
 
Por conta das "cruzadas", a massa foi parar em território italiano através do porto de Nápoles, sendo consumida pela população mais humilde e carente da cidade localizada no sul da "bota". Com criatividade e vocação culinária, os carcamanos acrescentaram à massa ervas finas da região, óleo de oliva, tomates e outras especiarias e, em 1830, inauguraram a primeira pizzaria de que se tem notícia, chamada Port'Alba.
 
Já com o nome de "picea" e formato arredondado, a receita ganhou o mundo chegando ao Brasil, acredita-se, no início do século 19, pelo porto de Santos onde desembarcava a maioria dos imigrantes italianos. O dia mundial da pizza é comemorado em 10 de julho.
 
 
Imprima Indique Comente

« Voltar
Atualize o seu navegador. Mais segurança para você.
Mais liberdade aos desenvolvedores.
BAIXE
AGORA
Fechar